Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Mapa
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Diferenciais
Escola da Inteligência - Educação Socioemocional

Escola da Inteligência - Educação Socioemocional

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a Educação Socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. 
O trabalho da Escola da Inteligência objetiva desenvolver as seguintes capacidades nos estudantes:
•    Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
•    Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
•    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
•    Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
•    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
•    Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
•    Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
•    Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.


•    Estimular as funções complexas da inteligência, como: aprender a gerenciar pensamentos e emoções, a pensar antes de agir e reagir, a colocar-se no lugar do outro, a desenvolver e expandir a proteção da emoção, a capacidade de superar perdas e frustrações, a interpretação de comportamentos, a emoção contemplativa, entre outros.
•    Estimular o desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como: treinamento do caráter, tolerância, introspecção, disciplina, flexibilidade intelectual, autocontrole, motivação, determinação, autoconfiança, entre outros.
•    Desenvolvimento das relações interpessoais, como: ética e honestidade nas relações, a atitude de contribuir sem esperar demais a contrapartida, a empatia como compreensão do comportamento alheio, o raciocínio em diferentes perspectivas o debate de diferentes ideias, o diálogo interpessoal e intrapessoal, resolução de conflitos, o trabalho em equipe, entre outros.
•    Fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional, contribuindo para a prevenção de: depressão, estresse, ansiedade, baixa autoestima, fobias, alienação, agressividade, hiperatividade, entre outros.

A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Além da Teoria da Inteligência Multifocal, de autoria do Dr. Augusto Cury, a Escola da Inteligência utiliza também outras renomadas teorias, como: Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Cognitivista Construtivista de Jean Piaget, a Sociocognitivista de Vygotsky, entre outras, e está alicerçada no pensamento filosófico de Sócrates, Platão, Agostinho, Rousseau, Wallon, Voltaire, Kant, Hegel e outros grandes filósofos.
Desenvolvido para as instituições de ensino, o método envolve alunos, pais e professores, e o programa contempla desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, dentro de uma disciplina já existente, e contempla estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 
A intenção desse Programa, assim como todos os materiais utilizados nas aulas da Escola da Inteligência, é possibilitar às crianças, de maneira lúdica, motivadora e prazerosa, que sejam estimuladas a refletir sobre como pensam e como se sentem no mundo (de dentro e de fora), a partir das relações estabelecidas consigo e com o outro. E assim, possam a construir uma consciência crítica e que desenvolvam também a capacidade que todo ser humano tem de pensar, refletir e aprender, filtrando os estímulos estressantes, valorizando a qualidade de vida, expandindo a inteligência, tornando-se autores da sua história.
A avaliação sobre os conteúdos trabalhados e sobre as mudanças comportamentais dos estudantes acontece de acordo com os Referenciais, as Diretrizes e objetivos específicos com a aplicação do Programa da Escola da Inteligência, menções e registros da própria Instituição, por meio da observação sistemática sobre a participação, envolvimento, interesse e aproveitamento nas aulas por parte dos estudantes.

INCLUSÃO EDUCACIONAL

O movimento mundial em prol do paradigma da Inclusão Educacional foi originado na Conferência Mundial de Educação Para Todos (Jomtien na Tailândia, 1990) e posteriormente, a Declaração de Salamanca (Espanha, 1994), compromisso também assumido pelo Brasil através do MEC (Ministério de Educação e Cultura).
A partir desses pronunciamentos, tornou-se um compromisso Universal, a implantação de Políticas de Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. O Brasil já tem avançado neste sentido, pois a Constituição Federal no art. 208, III, define Atendimento Educacional Especializado preferencialmente na rede regular de ensino e, posteriormente, previsto pela Lei 9.394/96 Leis de Diretrizes e Bases de Educação Nacional.


Assim, em consonância com o movimento de Educação para Todos, Constituição Federal e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o Projeto Político Pedagógico, o Colégio Comunitário de Toledo busca:
•          Garantir o acesso e a permanência, com êxito, dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da rede regular de ensino.

•          Apoiar o processo de transição dos alunos atendidos anteriormente em Escolas Especializadas para a rede regular de ensino, por meio de ações integradas de apoio à inclusão, realizando adaptações curriculares quando necessário.

    A Escola Inclusiva caracteriza – se pelo acolhimento, valorização e promoção do aluno, professores capacitados, gestão compartilhada, professores de apoio permanente, programas adaptados que possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades, dando – lhes as condições necessárias para alcançar os objetivos propostos, e nesta perspectiva garantindo o Direito a Aprendizagem.
Os benefícios decorrentes da inclusão repercutem nesse contingente populacional e estendem-se a todas as crianças/adolescentes, independente de suas condições físicas, psicológicas, emocionais e sociais. Adiciona-se a essas iniciativas, o envolvimento e participação da Família e Comunidade no processo educacional dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais desde seus primeiros anos de vida.
 

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Em consonância com a fundamentação legal e as Diretrizes Gerais da Educação, o Atendimento Educacional a estudantes com necessidades educacionais especiais, deve guiar-se pelos seguintes princípios:

• A Educação Especial na perspectiva Inclusiva é modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais.

• A Educação Especial Inclusiva articula -se com todos os níveis e modalidades do Ensino com o objetivo de garantir oportunidades socioeducacionais à criança/adolescente, promovendo o seu desenvolvimento e aprendizagem, ampliando dessa forma, suas experiências, conhecimento e participação social.

•  Garantir a avaliação como conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, podendo modificar a sua prática conforme necessidades apresentadas pelas crianças. Modelos qualitativos e contínuos possibilitam organizar e interpretar as informações, obtidas através dos registros informais do processo de ensino, evidenciando as potencialidades e habilidades do aluno e apontando suas necessidades específicas e seus progressos frente às situações educacionais.

• Incluir conteúdos básicos referentes aos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento de professores, entre outros promovidos pelo Colégio Comunitário de Toledo.

•   Promover a capacitação de professores com ênfase: no processo de desenvolvimento e aprendizagem, segundo os princípios da Inclusão; nas relações construtivas professor x aluno x família; na compreensão da existência de diferentes níveis, ritmos e formas de aprendizagem; e na busca de novas situações, procedimentos de ensino e estratégias que promovam o avanço escolar.

•          Garantir o direito da família de ter acesso à informação, ao apoio e à orientação sobre seu filho, participando do processo de desenvolvimento e aprendizagem e da tomada de decisões quanto aos programas e planejamentos educacionais.

• Incentivar a participação de pais e profissionais, comprometidos com a Inclusão, nos Conselhos Escolares e Comunitários.


Sala de Apoio, Atendimento Individualizado e Atendimento Psicopedagógico
A FUNET oferece a Sala de Apoio, com o objetivo de retomar e reconstruir conteúdos estruturantes, Atendimento Individualizado em sala de aula através de novas metodologias, e Atendimento Psicopedagógico, com o objetivo de compreender os processos da Aprendizagem e seus estilos no sentido de conduzir ao sucesso na aprendizagem dos estudantes da  Educação Infantil ao Ensino Médio


 
SISTEMA DOM BOSCO – TODOS COM O MESMO DOM

SISTEMA DOM BOSCO – TODOS COM O MESMO DOM

O Sistema de Ensino Dom Bosco oferece um método moderno e flexível e a educação vai além dos livros. Nós potencializamos o DOM de cada um – afinal, todos nós temos um talento a ser explorado, desenvolvido e despertado para o mundo.


O Dom Bosco atua há mais de 50 anos com a missão de formar cidadãos capazes de entender, questionar e reinventar o mundo à sua volta.
O material didático do Sistema de Ensino Dom Bosco baseia-se em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo.


O interacionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se, portanto, de uma visão sociocultural.


A interdisciplinaridade fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento. Embora seja aprendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.


A proposta para o modelo de pensamento complexo é a visão de equilíbrio entre o pensamento linear e o sistêmico. Ela pode se traduzir pelo equilíbrio entre os seguintes pontos: razão e intuição, indivíduo e grupo, conteúdos e processos, conhecimento e imaginação, quantidade e qualidade, avaliação e aprendizagem. Completa-se com a ideia da interdisciplinaridade. Está pautado no princípio da dialógica, que compreende ideias contrárias sem excluí-las. “É o conhecimento voltado para um saber que nos permite reconhecer as incertezas de sua origem e seus limites lógicos”. (Edgar Morin)
Ícone Telefone Rodapé 45  3055.2351
Ícone Whats Rodapé 45  98801.0184