Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Mapa
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Projetos Escolares

ATENDIMENTO EDUCACIONAL INTEGRAL


O Projeto de Atendimento em Período Integral tem como finalidade a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, por meio dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico.  Para que isso ocorra é preciso que haja uma integração de tempos e espaços, com a inclusão de diversos atores no processo educativo. Assim, a educação não fica limitada ao espaço escolar nem se apoia exclusivamente no professor. O projeto possibilita que os estudantes se envolvam e compartilhem saberes, dentro ou fora da escola.

           O projeto tem como objetivo:
•          Ampliar o tempo de permanência do educando na escola, propiciando momentos de lazer e convívio social;

•          Proporcionar momentos lúdicos diários, pois o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;

•          Desenvolver habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras.
O Projeto de Educação Integral do Colégio utiliza o conceito das metodologias ativas, ou seja, a ideia de que se aprende fazendo, possibilitando a construção da autonomia do estudante e a promoção de seu desenvolvimento pleno, valorizando a participação ativa, crítica e colaborativa dos estudantes em situações de aprendizagem diversas. Por meio de um cronograma organizam-se as atividades que serão efetivadas ao longo da semana.
A rotina dos estudantes que participam do Projeto contempla a retomada das atividades escolares por meio de realização de atividades. Como oferta de atividades extras, o Projeto contempla vários projetos e oficinas: Inglês, Musicalização, Psicomotricidade, incentivo à leitura, nutrição, jogos matemáticos, esportes, atividades manuais, brincadeiras direcionadas, jogos diversos, atividades ao ar livre.
A cada semestre, avalia-se o Projeto, observando a procura das famílias, como também se verifica por meio das atividades propostas o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico que são observados nas atitudes dos participantes.

CARREATA – SETEMBRO AMARELO EM PARCERIA COM A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

Para celebrar o Dia da Saúde Emocional na Escola, o Colégio organiza todos os anos no mês de setembro em parceria com a Escola da Inteligência uma Carreata. O objetivo é sensibilizar a Comunidade Toledana sobre a importância da valorização da vida, da gestão das emoções e da união entre família e escola como parte das ações do Setembro Amarelo.
 

ESCOLA AMIGA DA ADOÇÃO

Abordar temas atuais do universo adotivo e permitir sua discussão e aprofundamento com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o assunto e, principalmente, propor práticas que naturalizem o tema da adoção na comunidade.


Ao acolhermos o projeto “Escola Amiga da Adoção” em nossa instituição consideramos válida a experiência para inserirmos conhecimentos sobre as especificidades da adoção e promovermos a construção de práticas inclusivas para com as crianças que foram adotadas e suas famílias e, principalmente, propor o desenvolvimento de atividades que naturalizem o tema da adoção na comunidade.
 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O projeto tem como objetivo promover o autoconhecimento e a maturidade diante dos desafios da escolha profissional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio por meio de oficinas orientadas pelo profissional de psicologia, possibilitando autonomia no momento da decisão do educando por uma profissão que lhe garanta satisfação e realização pessoal.
 

OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

O Projeto Oficina de Leitura e Produção de Texto ofertado aos estudantes de 8º e 9º nonos no contraturno tem como objetivo oportunizar aos educandos da Fundação Educacional de Toledo o conhecimento e a utilização de estratégias de leitura a fim de suscitar nesses, habilidades que facilitem a interpretação e a produção de diferentes gêneros textuais.
 

VÔLEI DAS MÃES E FUTSAL DOS PAIS

O projeto Volêi das Mães e Futsal dos Pais tem como objetivo ampliar a relação entre colégio e família e promover a prática desportiva. O vôlei acontece todas as segundas-feiras e o futsal todas as quintas-feiras na quadra esportiva do Colégio.
 

CHÁ DOS AVÓS

É uma grande oportunidade de refletir sobre a importância da avó na vida da família e da sociedade. Hoje em dia, a avó tem cada vez mais importância na vida da família – de seus filhos e netos. Como a maioria dos pais e mães trabalha fora de casa, muitos netos ficam sob a responsabilidade das avós, que prestam um grande serviço a seus/suas filhos/as na educação dos netos. 

Este projeto tem a intenção de:
•          Resgatar o amor, o respeito e a valorização dos nossos idosos, perante seus familiares, principalmente ressaltar a dignidade de quem já nos deu muitas lições de vida, amor e sabedoria e por isso merece o nosso carinho e respeito.
•          Aprender e conhecer um pouco mais da  história da vida de sua família através dos avós.
•          Promover um encontro/momento de confraternização e valorização desses entes tão queridos, que foram recebidos pelos netos com os olhos brilhando e o coração saltitando.

O Projeto se concretiza por meio de uma homenagem aos avós (e bisavós) em reconhecimento à importância deles em nossas vidas, demonstrando o nosso carinho, amor e respeito por nossos avós, e a gratidão pelo muito que já fizeram por nós, com apresentação dos/as alunos/as de músicas preferidas dos avós desde a infância e depois, os avós e bisavós são convidados a saborear um delicioso chá com quitutes.

O encontro dos avôs com seus netos é sempre muito enriquecedor do ponto de vista das aprendizagens reais, de vida.   A Direção do Colégio Comunitário de Toledo – FUNET prepara este evento com muito carinho para que se torne um momento inesquecível para avós e netos, para que cada um presente nesta linda tarde recorde, para sempre, desse prazeroso e emocionante encontro!
 

FESTINET – FESTIVAL DA FUNET

A música e a dança enquanto um processo educacional não se resume simplesmente em aquisição de habilidades motoras e auditivas, mas, contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da música e a dança não é a arte do espetáculo, é educação por meio da arte. Como prática pedagógica favorece a criatividade, além de incentivar o processo de construção de conhecimento.
Possibilitar o processo criativo, a autonomia e liberdade do indivíduo, permitindo ao educando articular uma relação mais próxima entre homem e a natureza, através da observação, sensibilização e experiências que estabelecem uma íntima relação entre os mesmos.
A dança, enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente na aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com os outros e ao mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.
•          Expor a criança a mais um estímulo, dentro do espaço escolar, que venha a colaborar com o seu processo de desenvolvimento, tornando-a receptiva e participativa.
•          A dança não é para formar um bailarino, mas para trabalhar a expressão corporal, facilitar a socialização e o corpo como um todo.
•          Através da dança aprenderá as noções de espaço, sequência, padronização e uma conscientização do próprio corpo.
•          A dança é uma forma de expressão que ajudará a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.
•          A dança é uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros.
•          Dançar fomenta o interesse em outras culturas. Ao estudar formas de dança que se originam em outros países adquire compreensão histórica de outros povos;
•          Proporcionar meios que levem o aluno a desenvolvimento de suas capacidades corporais e culturais, propiciando dessa forma o ensino-aprendizagem;
•          Fazer uma releitura do mundo voltado para a realidade social e histórica que os alunos estão inseridos para que o trabalho se concretize de maneira eficiente; Propiciar atividades geradoras de ação e compreensão;
•          Favorecer a estimulação para a ação e decisão no desenrolar das mesmas, e também reflexão sobre os resultados de suas ações, para poder modificá-las diante de algumas dificuldades que possam aparecer, e através destas mesmas atividades, reforçar a autoestima, a autoimagem e a autoconfiança.
•          Proporcionar vivências de dança que articulem a criação pessoal e coletiva de movimentos, a apreciação e o conhecimento da dança de modo a integrar a razão e o sensível, o individual e o coletivo, a arte e a educação.
•          Desenvolver estímulos como:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.
A apresentação das danças acontece no mês de outubro no Teatro Municipal.
 

C.A.P – CAPACITAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARALELA

O Projeto proporciona aos estudantes com dificuldades de aprendizagem um atendimento educacional individualizado, visando garantir seu desenvolvimento integral por meio de atividades psicomotoras e psicopedagógicas.

            O CAP é uma alternativa de complementação da aprendizagem, para que todos venham a ter oportunidades iguais de aprendizagem, podendo se tornar cidadãos ativos, críticos e participativos no âmbito de nossa sociedade. É uma estratégia pedagógica que se soma ao que é dado em sala de aula, com planejamento e ligação com o cotidiano do estudante. Acontece no contraturno, uma (1) vez por semana com dia e horário estabelecidos pela Equipe Pedagógica.
 
Ícone Telefone Rodapé 45  3055.2351
Ícone Whats Rodapé 45  98801.0184